Quer saber se seu bebê está com sapinho?

🙂Oi pessoal, tudo bem? Hoje o papo é com as mamães e papais, sobre “Sapinho”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👶🏻O nome científico é candidíase oral, que é uma infecção na boca do bebê causada por fungo chamado Candida Albicans, que pode ser contraído através do parto normal, ao passar pelo canal vaginal (se a mãe estiver com uma infecção causada por esse mesmo fungo), ou mais comumente através de objetos mal higienizados como a chupeta e a mamadeira. Também o uso de antibióticos pode alterar a flora bucal do bebê, o que acaba favorecendo o crescimento do fungo que normalmente já habita na região, e causa o desenvolvimento da candidíase, e nessa situação a candidíase também pode ser passada para a mãe na hora da amamentação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👅Esse fungo geralmente é contraído por bebês de até 6 meses de vida, pelo fato de ainda não terem o sistema imunológico totalmente desenvolvido.
E é caracterizado por:
🔹Aparecimento de pontinhos ou placas esbranquiçadas na língua (pode ser confundido com resto de leite);
🔹Choro constante;
🔹Febre acima de 38°C;
🔹Dificuldade para engolir e inchaço na garganta (acontece se o fungo chegar à garganta e ao esôfago);
🔹Em alguns casos causam dor;
👉🏼Se a mãe também perceber, dor, rachadura, coceira no bico do seio, pode ser sintoma de que ela também esteja com a infecção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏼Se perceber os sintomas acima, o pediatra deve ser imediatamente contatado para fazer as devidas orientações de tratamento, e se a mãe também apresentar sintomas, os dois devem ser tratados juntos para evitar uma reinfecção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍼Os principais cuidados para evitar o “Sapinho” são com higiene, lavar bem as mãos antes de mexer com o bebê, higienizar e ferver de forma cuidadosa e
adequada as mamadeiras, chupetas e brinquedos, trocar os bicos das mamadeiras e as chupetas após 15 dias de uso, sempre que puder, deixe o bebê sem fralda por um tempo, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏼A Dra. Ana Carolina alerta que esse post não substitui a consulta, é somente com o objetivo de informar.

Deixe um Comentário